sábado, 12 de maio de 2012

Painel: Projeto "combinados"

Esse painel é excelente para trabalhar aos impulsos, defesas, contrariedades, pois cada criança nos surpreendem com seus divesos comportamentos diários.
Foi feita em uma cartolina guache roxa: cada comportamento no painel, eu fixei de uma cor, colei alguns pedaços de velcros próximos a cada comportamento. E, cada criança colocou, ao seu jeito, uma carinha a cada comportamento certo ou errado. Depois, conversamos sobre as atitudes e entramos em concordância: carinha feliz, certo, sim, legal, para cada atitude correta; carinha triste, errado, não, para cada atitude errada. Atitudes: compartilhar os brinquedos; esperar a vez e escutar as pessoas quando elas estão falando; lavar as mãos, após ir ao banheiro e antes de comer; ser amigos e ajudar aos outros; não machucar (morder, empurrar, beliscar) os colegas; sentar na cadeirinha, fazendo as atividades e com uma postura correta; entrar e sair nos lugares, organizados em filas, trenzinhos, ou pegar nas mãos; e, recolher os papeis do chão jogando-as no lixeiro, após as atividades, guardar os brinquedos depois de brincar.
Fora o painel, também foi feita um chapeu, de carolina guache para cada criança, com seu respectivo nome. Diariamente, as crianças recebiam o seu chapeu, e de acordo com as atitudes tomadas, recebiam estrelinhas fixadas em seus chapeus. Recebiam até cinco estrelinhas por dia. E, quem recebia cinco, ganharia um prêmio (pirulito, bombom, chocolate). Transformou em uma rotina, na qual as crianças cobravam, lembravam do painel e suas atitudes.

ATENÇÃO: Esse projeto não impõe regras, como algo tradicional. É trabalhado junto com as crianças de maneira: lúdica, divertida e prazerosa.



Dia do livro - 18 de abril

Livro do Sítio do Pica Pau Amarelo...
Feitos de E.V.A de várias cores e contornados com canetas preta e vermelha. Na Emília, também foi usada uma fita de cetim verde. Colei algumas flores para dar o acabamento. Cada criança pintou o seu livro e levou para casa, juntamente com um marcador de página: o Visconde, para os meninos, e a Emília, para as meninas.










Móbile de pássaro

Atividade incluída no projeto: "Nossos Amigos".
Usando pincel e tintas, cada criança pintou a metade de uma folha de isopor. Cortei as asas e o corpo do pássaro. Utilizei nylon, palito de churrasco e durex colorido verde para conectá-las ao móbile.

Dia Internacional da Mulher


Uma pequena e simples homenagem às mulheres...
Foram carimbadas as mãos das crianças, contornadas e recortadas na cartolina guache vermelha. Utilizei três contornos para cada criança. Colei um pouco das laterais das mãos, de forma que fique aberta por dentro. Para o talo, utilizei palito de churrasco enrolado no durex colorido verde. Colei as mãos (a flor) no talo, e no miolo, um chocolate sonho de valsa. Colei uma mensagem no meio do talo.
Com uma cartolina guache rosa, fiz um vaso para as flores e dei um acabamento com papel creative collor vermelho.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Livro: "A primavera da lagarta"









Livro confeccionado com as crianças.
Atenção: o livro foi resumido!
Livro de Ruth Rocha.

Primeira mostra cultural

Os vasos foram pintados pelas crianças, usando pincel e tintas.
Peso para folhas: o corpo da borboleta foi feita pela criança; colado às asas de E.V.A, por mim.
A lagarta: foi feita de rolinhos de papel higiênico. Pelas crianças, foram pintados o rolo de papel higiêncio, usando pincel e tintas; colaram papeis coloridos formando o corpinho da lagarta. E enfeitado com perninhas de E.V.A e desenhado o rostinho.
Avião: usando garrafinhas pet, foram recortadas e coladas três círculos, no começo da garrafa; nas laterais, foram feitas duas aberturas grandes para posicionar as asas com cartolina guache; no final, cola um pedaço de papel colorido para dar o acabamento na ponta.
Livro: "A Primavera da Lagarta".
Os desenhos foram feitas, manualmente, sem moldes, especialmente para o cartaz : "Arte-culinária". Coloquei também a letra de uma música muito conhecida pelas crianças, "Sopa", de Palavra Cantada. Tudo feito de E.V.A. Colei alguns bombons para dar vivacidade ao painel.
Colei esse quebra-cabeça em um papel 40, expus ao chão para enfeitar o cenário da mostra cultural.

Cada criança levou a sua arte para casa, etiquetadas com o seu respectivo nome.
Teve o estande "Conto e reconto", com os livros que cada professora fez com os seus alunos; "Higiene e Saúde", com produtos de higiene e limpeza; "Brinquedos e sucatas", com os produtos reciclavéis, como avião e lagarta, citados acima; "Meio ambiente", com maquetes sobre preservação dos animais e da natureza. Ah! Teve também um teatro feito pelas professoras caracterizadas de leão, borboleta e lagarta.
FOI UM SUCESSO!
Parabéns a todas as professoras, funcionários que contribuíram, coordenação e direção pelo grande evento!!!

Conto cumulativo



"A casa que o Juarez fez"
Algo maravilhoso para trabalhar com as crianças!
Tudo feito com papel creative collor, e tecido para a saia da boneca.

Parede...no fundo do mar


Tivemos a ideia de fazer nessa área "banho de chuveiro", o fundo do mar. Assim... Eu desenhei todos os animais na parede de um berçário, porém alguns detalhes foram incluidos pelo pintor, como dentes no polvo, entre outros.

cor zul e jogo da memória


Tudo foi recortado e colado no E.V.A; o primeiro, é ótimo para trabalhar a cor azul; o segundo, para jogo da memória.

Móbile para crianças até 02 anos


De E.V.A, manualmente, esses animais foram feitos para pendurá-los em um móbile.
O palhaço foi recortado e colado em um E.V.A, onde foi contada uma história: "O palhaço Malaquias!"

Fantasia para o carnaval

Arlequim, o bobo da corte!
Risquei a carinha no verso de um prato de papelão e as crianças pintaram usando pincel e tintas.
Cortei E.V.A verde, roxo, vermelho e laranja; para os pompons, usei lã colorida, enrolei nos dedos uma grande quantidade e amarrei o meio; depois acertei as pontas; Colei um em cada ponta.

Atividade em grupo


Ótimo para trabalhar os animais... Esses moldes são para fazer de E.V.A e enfeitar uma lata. Mas ampliei, manualmente, fazendo uma atividade em grupo com os pequenos!

Cartaz de boas vindas!

Cartaz para a porta. Manualmente, sem molde: letras e o desenho da Mônica.

Meu aniversário 2011

Algo que eu nunca vou esquecer!
Fizeram uma festa surpresa para mim! Cada mamãe trouxe algo... E uma delas, trouxe esta linda homenagem... Obrigada!

Lembrancinha porta-retrato

Esta foi um porta-retrato feito de E.V.A.

Pesquisar este blog