sábado, 12 de maio de 2012

Painel: Projeto "combinados"

Esse painel é excelente para trabalhar aos impulsos, defesas, contrariedades, pois cada criança nos surpreendem com seus divesos comportamentos diários.
Foi feita em uma cartolina guache roxa: cada comportamento no painel, eu fixei de uma cor, colei alguns pedaços de velcros próximos a cada comportamento. E, cada criança colocou, ao seu jeito, uma carinha a cada comportamento certo ou errado. Depois, conversamos sobre as atitudes e entramos em concordância: carinha feliz, certo, sim, legal, para cada atitude correta; carinha triste, errado, não, para cada atitude errada. Atitudes: compartilhar os brinquedos; esperar a vez e escutar as pessoas quando elas estão falando; lavar as mãos, após ir ao banheiro e antes de comer; ser amigos e ajudar aos outros; não machucar (morder, empurrar, beliscar) os colegas; sentar na cadeirinha, fazendo as atividades e com uma postura correta; entrar e sair nos lugares, organizados em filas, trenzinhos, ou pegar nas mãos; e, recolher os papeis do chão jogando-as no lixeiro, após as atividades, guardar os brinquedos depois de brincar.
Fora o painel, também foi feita um chapeu, de carolina guache para cada criança, com seu respectivo nome. Diariamente, as crianças recebiam o seu chapeu, e de acordo com as atitudes tomadas, recebiam estrelinhas fixadas em seus chapeus. Recebiam até cinco estrelinhas por dia. E, quem recebia cinco, ganharia um prêmio (pirulito, bombom, chocolate). Transformou em uma rotina, na qual as crianças cobravam, lembravam do painel e suas atitudes.

ATENÇÃO: Esse projeto não impõe regras, como algo tradicional. É trabalhado junto com as crianças de maneira: lúdica, divertida e prazerosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog